É comum que algumas pessoas assumam a incumbência de síndico sem saber exatamente quais são suas funções e como executá-las. Por isso, o papel do Síndico de Condomínio Profissional é justamente promover uma gestão condominial com competência, responsabilidade, honestidade, transparência, imparcialidade e inovação.
Como Síndico Profissional atua-se com a implementação de condomínio, aprovação de convenção e regimento interno, assembleias, elaboração de previsão orçamentária, controle de inadimplência, orçamento, contratação e acompanhamento de prestação de serviços e mediação de interesses.
Um síndico profissional possui experiência e competência para executar as demandas de um condomínio, além de formação específica na área de gestão, inteligência emocional e total isenção sobre os problemas de convivência. É a opção ideal tanto para condomínios de pequeno porte como de grande porte, uma profissão que exige responsabilidade civil, trabalhista, previdenciária, ambiental e tributária.
Para que um síndico profissional consiga atuar de maneira legal e eficaz em um condomínio, é fundamental que ele possua conhecimento sobre o Código Civil Brasileiro, em especial, o capítulo sobre Condomínios. É com base nas normas do Direito Brasileiro que as convenções, multas, obras, regras de convivência, cálculos de despesas e contratação de prestadores de serviços deverão ser executadas.
Para contratar o trabalho de um síndico profissional não basta apenas assinar um contrato de prestação de serviços, mas também promover uma assembleia entre os condôminos para votação e esclarecimento de dúvidas referentes ao serviço. É neste momento e neste contrato que serão definidas as questões de horários de trabalho, remuneração, vigência do serviço e modelos de atendimento.